Você já teve aquela preguiça de levantar da cama no inverno multiplicada por 3, pelo menos? E a fome, é algo completamente incontrolável nesses dias de inverno?

Pois bem, você não é o único. Todos nós passamos por isso quando o frio se aproxima, mas a dúvida é saber o por que…

O que acontece, é que no inverno existe uma redução de luz e esse estímulo luminoso está ligado diretamente ao seu comportamento, o que é chamado de CICLO CIRCADIANO.

Esse ciclo é basicamente o relógio interno que funciona no seu cérebro e regula todos os seus ritmos materiais, bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com o sono, a digestão, a renovação das células e o até o controle da temperatura do organismo.

Explicando…

Por exemplo, na maioria dos adultos, a energia começa a faltar no meio da noite (entre as 2h e 4h da manhã, quando geralmente estão dormindo) e logo após o almoço (por volta das 13h às 15h, quando tendemos a desejamos sempre uma boa soneca pós-almoço). Isso faz parte do ciclo Circadiano de cada um.

Claro que existem algumas exceções como as pessoas que são como “corujas noturnas”, essas funcionam em horários completamente diferente. Mas esse já é assunto para uma outra matéria…

Continuando, eu falava que a maioria dos organismos se adaptam às mudanças diárias de iluminação, por isso esse ciclo circadiano é tão importante.

O que acontece é que no frio além da preguiça normal, o sol costuma aparecer um pouquinho mais tarde e ir embora mais cedo, ou seja, mexendo com a luminosidade mudamos um pouco o nosso ciclo circadiano o que consequentemente leva embora a nossa disposição.

Como se não bastasse você ainda ganha mais apetite por causa da redução de vários hormônios ou neurotransmissores que também são afetados pela mudança na iluminação diária. Hormônios muito importantes, responsáveis em manter o seu corpo com mais energia e mais aquecido.

O que isso quer dizer? Que para você manter o mesmo pique do verão nos dias de inverno é necessário um esforço a para acordar, trabalhar, malhar e fazer a dieta.
Mas como diz o provérbio a primavera tarde mais não falha depois do inverno.

Inverno

Precisamos ser fortes e manter nossas metas!

Dicas para manter o ritmo circadiano regulado

1. Durma bem

Procure manter os mesmos horários de dormir e acordar, isso ajudará a manter seu ritmo circadiano regulado. Cuidado ao tentar ficar na cama até mais tarde nos fins de semana, pois isso pode ser tentador, mas desregula o horário do corpo durante a semana.

2. Caminhe de manhã

Caminhar no sol pela manhã ajuda tanto a ganhar energia quanto redefinir o seu ritmo circadiano. O passeio ao ar livre com luz solar vai sinalizar ao seu cérebro que é hora de começar o dia. Mas se não tiver tempo para caminhar só abrir as janelas e deixar a luz do sol entrar já ajuda a mandar esse recado ao cérebro.

3. Não use nenhum aparelho eletrônico antes de dormir

As luzes brilhantes ou fortes perto da hora de dormir acabam com o seu relógio biológico, pois confunde o seu cérebro que não entende que é hora de dormir. Então evite os laptops, os tabletes e os telefones celulares que são os maiores vilões. A melhor coisa é não utilizar esses dispositivos pelo menos duas à três horas antes de dormir.

4. Mantenha a boa alimentação e exercícios físicos

Se alimentar bem e fazer exercícios ajudam a manter seu sono e sempre em dia. Os hábitos saudáveis ajudam a melhorar o sono e reduzir o nível de estresse do dia a dia.

CREF: 021277-G/SP Master Personal Prof fundador das academias Reeboks no Brasil - SP Bacharel e Licenciado em Ed. física (Inst. UNIB -SP) Pós graduado em Fisiologia do Exercício (IUniv. Veiga de Almeida- RJ) Psicossomática Contemporânea ( Inst. Gama Filho - RJ) Atuando no mercado de trabalho há mais de 20 anos na área de Personal Trainer Hoje Personal trainer na rede Bodytech unidades Leblon - RJ Instagram: @luis.cypher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *