Chagamos a um dos mais importantes princípios dos que estivemos vendo durante as últimas semanas, o 4 º princípio que é o da CONTINUIDADE. É ele que irá assegurar uma base segura para que o organismo através de seu esforço, naquele determinado período, gere novas adaptações morfo-fisiológicas, causadas pelos estímulos do treinamento, e consequentemente o resultado almejado.

Sem continuidade, o organismo sempre retorna a condição inicial e assim se distancia dos objetivos pré-determinados.

Para que não se perca a motivação mantendo continuidade do treinamento, nós professores deveríamos ter uma preocupação e um cuidado maior olhando com outro foco a importância da relação professor e aluno.

A continuidade nada mais é do que a frequência que o aluno executa o seu treino, e é importantíssima pois é preciso manter uma rotina/periodização para adaptar o seu corpo ao treinamento e assim aproveitar os benefícios desenvolvidos. Quando se mantem a frequência dos exercícios evitamos um platô, uma acomodação física, estacionando seus resultados. Não existe adaptação, desenvolvimento, crescimento, evolução sem frequência, rotina e dia a dia. Eu sei que é difícil praticar exercício quando esta chovendo, ou frio, ou não consegui malhar durante a semana e estou em pleno fim de semana querendo fazer outras coisas… Mas, se você quer alcançar os seus resultados precisa conseguir ultrapassar essa preguiça e fazer o seu treino.

Dicas para criar uma frequência dos treinos

 

  • Faça de sua atividade física, seja ela qual for, um hábito, uma rotina. De preferência por malhar nos mesmos horários e dias da semana, isso te faz criar um compromisso maior do que deixar a atividade física para a hora que sobrar um tempinho…

 

  • Troque um comportamento destrutivo por uma atividade física que promova prazer. Substitua o exercício que você não gosta muito mas faz porque o amigo faz ou porque é o mais fácil entrar na sua agenda. Procure algum que te dê algum prazer ou , pelo menos, não seja um sofrimento fazer. Isso já te fará ter uma frequência maior.

 

  • Automatize e priorize sua rotina de atividade física lembrando e valorizando essa prática como uma oportunidade de manter uma vida mais saudável, com mais disposição e humor, além dos benefícios estéticos. Com o tempo você vai sentir mudanças maiores do que as do espelho, pois terá mais disposição, humor.

Não importa qual foi o exercício que você adotou para levar para a sua vida tente faze-lo com frequência. Seja andar de bicicleta, jogar futebol, vôlei, tênis, corrida, dança ou mesmo a musculação. Agora que você já sabe como escolher o que vai te dar o resultado que você espera é só começar e experimentar e ver o que te agrada mais, aí depois é colocar como um compromisso na agenda. O exercício físico tem que ser encarado assim, como um compromisso. Só assim você vai colher os resultados que espera.

CREF: 021277-G/SP Master Personal Prof fundador das academias Reeboks no Brasil - SP Bacharel e Licenciado em Ed. física (Inst. UNIB -SP) Pós graduado em Fisiologia do Exercício (IUniv. Veiga de Almeida- RJ) Psicossomática Contemporânea ( Inst. Gama Filho - RJ) Atuando no mercado de trabalho há mais de 20 anos na área de Personal Trainer Hoje Personal trainer na rede Bodytech unidades Leblon - RJ Instagram: @luis.cypher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *