O nome científico é Chenopodium, mas nós a conhecemos como quinoa, que significa “Grão-Mãe” ou “Grão-de-Ouro”. Cultivada há mais de sete mil anos na Região Andina, é considerada pelas culturas Inca uma planta sagrada.
A quinoa é um dos alimentos mais completos e balanceados para consumo humano, comparado apenas ao leite materno, segundo a Academia de Ciências dos Estados Unidos.
O grão tem um extraordinário valor nutritivo com grande quantidade de proteína. Além de fibras e a saponina, uma substância detergente que recobre a quinoa. E para melhorar uma chícara tem apenas 111 calorias.
A quinoa ajuda na prevenção de doenças crônicas, como câncer de mama, osteoporose, doenças do coração, alterações quando há carência de estrógenos, e ainda contém os fitoestrógenos, que imitam a ação de certos hormônios e ajudam a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
Além disso, esse alimento ajuda a reduzir os níveis de colesterol produzido pelo fígado e pode ser uma arma para combater a obesidade.
Não podemos esquecer também da lisina, da metionina, do zinco, do cálcio e do ferro. Além disso, a concentração de ferro é tão grande que se torna um ótimo aliado no combate a anemia. Como não contém glúten é uma ótima opção para a alimentação dos celíacos.
A quinoa pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e flocos. E o ideal, é usar assada ou cozida, mas sem exagerar na quantidade de água.
Agora que já sabemos de todas essas propriedades vamos aprender uma receita de hambúrguer de quinoa? É fácil, rápido e muito gostoso… Pode ser servido com salada ou tipo sanduíche com pão e acompanhamentos. Dá um pulo nas nossas receitas e aprenda a fazer um hambúrguer de quinoa saboroso.